BENEFÍCIOS DE UM BOM CONCEITO

A Identidade Corporativa é desenvolvida a partir de importantes etapas, como conhecer a empresa, seu mercado, seus diferenciais e seus objetivos estratégicos (missão, valores e visão).  Passamos a entender como definir o posicionamento da empresa visando a estratégia que melhor lhe favorece.  Com o posicionamento, é feito a plataforma da marca que dá base para a criação da Identidade Corporativa.

A Identidade Corporativa se expressa no dia-a-dia da instituição, na prestação de seu serviço e/ou no desenvolvimento de seus produtos.  Se apresenta nas peças e ações de comunicação da empresa – marca, material corporativo, canais digitais entre outras diversas formas possíveis de apresentação no mercado. Estas manifestações contribuem para a construção da Imagem Corporativa, a forma que o público e o mercado identificam a empresa independente do uso da marca.

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capaz de trazer ganhos concretos aos empreendedores

REPUTAÇÃO

A identidade corporativa evidentemente contribui para a formação de sua imagem ou reputação.

e LEGADO

Todas as vezes que a marca da instituição for vista ou mencionada será associada à empresa e as suas ações

ALGUNS PROJETOS

Como construir uma marca de sucesso - Fonte: SEBRAE

Formada pela logomarca e pelo slogan, a marca deve traduzir a imagem que a empresa pretende passar ao mercado.
A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado. Portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado. Por isso, a definição do posicionamento do negócio e de suas vantagens sobre a concorrência são fatores essenciais para repensar uma marca ou criá-la.

Geralmente a logomarca é formada por um nome e um símbolo. As pesquisas de mercado e de público-alvo são fontes de criação, permitindo que ela ganhe uma identidade e seja a tradução da imagem da sua empresa.

Muitas empresas também optam pelo slogan – uma frase que ressalta o posicionamento e ajuda a transmitir essa imagem aos consumidores. O slogan deve ser curto, de fácil memorização e pode ser modificado, mas não com frequência, sempre seguindo fielmente o posicionamento da empresa. “A propaganda é a alma do negócio” foi um slogan criado na década de 1930 e que resiste até hoje.

A marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade conquistadas ao longo dos anos. Uma estratégia de marketing pode ser totalmente em vão e custar muito caro caso não tenha registrado a marca pretendida e tenha que mudá-la posteriormente por já haver outra empresa com o mesmo nome.

Por esta razão, ao criar a marca, é fundamental fazer uma pesquisa para saber se já alguma semelhante e, em seguida, registrá-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Isso pode ser feito diretamente no INPI ou contratando advogados especializados, escritórios habilitados ou agentes de propriedade industrial.

A pesquisa serve para verificar se já existe o registro de alguma empresa no mesmo ramo ou em ramos similares de atividade. Caso exista, é necessário criar um novo nome.

Se desejar mandar seus produtos para o exterior, é preciso proteger a marca, registrando-a em países onde pretende fazer negócio.